Estou colocando um ´vídeo que mostra a importância da Geometria no nosso cotidiano.
sábado, 27 de junho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Uma visão Etnomatemática de ser.
Aproveitando o ambiente que é propício a trocas de saberes, o vídeo a seguir é uma sugestão para aqueles que buscam o gosto (sabor) pelo conhecimento (saber).
Matemática divertida!
Quando pensamos em fazer matemática sempre surge a idéia de que podemos fazer de mais de uma maneira diferente, mas a escolha sempre encontra uma encruzilhada entre o fazer monótono e o fazer divertido, nesta apresentação preferimos o modo divertido.
Mais De Uma Maneira De Se Fazer
Mais De Uma Maneira De Se Fazer
View more OpenOffice presentations from jeffsantoro.
domingo, 21 de junho de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Estou te encaminhando o que estava fazendo e o link
http://www.4shared.com/file/112545663/c1e6e82b/Atividade_6.html
http://www.4shared.com/file/112537777/c67b63df/Poliedros.html
Marcelo.
http://www.4shared.com/file/112545663/c1e6e82b/Atividade_6.html
http://www.4shared.com/file/112537777/c67b63df/Poliedros.html
Marcelo.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Pensamento Famoso
A todos os amantes da Matemática, um desafio à reflexão ...
http://www.4shared.com/file/112448087/65b37676/MATEMTICA_APRESENTAO.html
http://www.4shared.com/file/112448087/65b37676/MATEMTICA_APRESENTAO.html
PESQUISA: GEOMETRIA FRACTAL
Caros Colegas,
Já ouviram falar sobre GEOMETRIA FRACTAL??
Claro que sim!!!!!
Então espero que gostem da apresentação da pesquisa que fiz:
http://www.4shared.com/file/112441889/f1104543/GEOMETRIA_FRACTAL.html
Já ouviram falar sobre GEOMETRIA FRACTAL??
Claro que sim!!!!!
Então espero que gostem da apresentação da pesquisa que fiz:
http://www.4shared.com/file/112441889/f1104543/GEOMETRIA_FRACTAL.html
domingo, 7 de junho de 2009
O projeto
Informática Educativa II :: Projeto de Aprendizagem
Título: Matemática: Somando Ações
Integrantes do Grupo: Jefferson Santoro, Marcelo Rocha,
Walleska N. Guimarães e Wanuza N. Guimarães.
Disciplina e anos envolvidos:
Disciplina: Matemática.
Anos Envolvidos: Ensino Fundamental 2º Segmento – 8º Ano.
Ensino Médio (2º ano FG e 3° ano CN).
Tema central :
Matemática: um enfoque geométrico do Cotidiano.
Temas de apoio:
Neste projeto serão tratados três temas transversais segundo os PCN's:
1) Ética: o presente projeto está voltado para o desenvolvimento de atitudes, da confiança dos alunos na própria capacidade e na dos outros para construir conhecimentos matemáticos, no empenho em participar ativamente das atividades e no respeito ao modo de pensar dos colegas, a partir das discussões em sala de aula sobre a responsabilidade de cada aluno sobre o que será postado na wiki.
2)Meio Ambiente: as pesquisas dos alunos na busca da presença da geometria no cotidiano favorece um trabalho interdisciplinar e o estudo das grandes questões do Meio Ambiente - poluição, desmatamento, limites para o uso dos recurso naturais, sustentabilidade, desperdício, camada de ozônio - pressupõe que o aluno construa conceitos geométricos (áreas, volumes, razão de semelhança,...).
3) Trabalho e Consumo: a geometria aparece em diversas profissões como ferramenta para o desenvolvimento do trabalho humano e nas relações de consumo onde a questão de pesos e medidas interfere diretamente nas escolhas dos alunos como consumidores, relacionando-as aos componentes custo e benefício.
Justificativa:
A necessidade do conhecimento da Matemática, em especial a Geometria, no cotidiano a fim de favorecer o aprendizado individual e coletivo dos educandos das U.E. envolvidas no programa.
O tema verteu-se para o enfoque geométrico devido a grande necessidade de se resgatar a importância dos conhecimentos de conceitos geométricos que eventualmente são relegados a um segundo plano pela priorização da Álgebra nos programas curriculares.
O projeto visa mostrar que escola e sociedade mantêm íntima relação de interdependência na medida em que extrapola os limites desta de forma significativa e de maneira que o aluno compreenda o que está fazendo e porque. Proporcionando ao educando um papel de "protagonista" do processo ensino/aprendizagem.
Objetivos gerais e específicos:
Objetivos Gerais:
O aluno deverá:
· descobrir o universo matemático à sua volta e que está presente nas diversas informações que obtém na sua leitura do mundo;
· perceber a importância do estudo da Matemática, em especial a Geometria, no seu cotidiano escolar relacionando-as com outras áreas de conhecimento;
· desenvolver além da autonomia, as habilidades de raciocinio, reflexão e expressão;
· ser capaz de expressar-se com clareza, interagindo com os conhecimentos matemáticos e as novas tecnologias.
Objetivos Específicos:
O aluno deverá:
· desenvolver hábitos de pesquisa e leitura entre os educandos;
· reconhecer os conceitos geométricos no que foi pesquisado e relacioná-los com o seu cotidiano;
· aprimorar competências e habilidades relacionadas a utilização de novas tecnologias em especial as ferramentas da Web 2.0;
· trabalhar de forma cooperativa na busca de soluções, compartilhando idéias e utilizando a troca de experiências para enriquecimento do projeto.
· identificar e verificar possíveis erros e acertos, utilizando-os como instrumentos de reconstrução e tomada de consciência do aprendido.
Enfoque pedagógico :
Seguindo uma orientação construtivista, este projeto tem como fonte principal a participação do aluno como construtor do seu próprio conhecimento, agindo o professor como um orientador do processo de aprendizagem e articulador das tarefas de ensino. Tem também um caráter sócio interacionista, onde a aprendizaggem que se deseja é colaborativa no sentido de que o produto final (a página da wiki) será o resultado não de uma mente, mas a reunião de todo um saber coletivo.
Como o tema central remete o projeto ao cotidiano do aluno prevê-se que aparecerão contribuições dos alunos com pesquisas em todo tipo de ciência ou arte, o que propiciará um trabalho interdisciplinar e contextualizado em que a interação entre os dois mundos (o de fora e o de dentro da escola) contribua para a sua socialização e inserção no mundo do saber, através do desenvolvimento da arte de se trabalhar em grupo, num processo de aprendizagem cooperativa, onde todos são responsáveis pelo aprendizado do outro, e consciência de que o coletivo de saber é o próprio saber.
Recursos tecnológicos:
Computador, Internet e Web 2.0.
Etapas e suas estratégias de realização:
1. Determinar a ferramenta da Web a ser utilizada:
A ferramenta a ser utilizada será a Wiki, que é um software colaborativo que permite a edição colaborativa de documentos, de fácil manuseio permite que páginas sejam criadas e alteradas e a possibilidade de construir conteúdos para a Web. Tem por característica a idéia de partilha e de liberdade de expressão. Além disso, permite a inserção de comentários no texto de outros autores com informações úteis que enriquecem o trabalho colaborativo. Qualquer pessoa pode criar páginas novas levando o site a crescer sem que um Webmaster (educador) o decida, mas simplesmente porque o utilizador(educador e educando) o deseja. Em suma, os alunos têm a oportunidade de aprender com os colegas e consultar o material por eles produzido, permitindo ao professor avaliar a evolução registrada, e gerar estruturas de conhecimento partilhado e
colaborativo que potencializa a criação de comunidades de aprendizagem.
2. Implementação das ferramentas escolhidas:
Utilizaremos no desenvolvimento do projeto, através do PBwiki (http://pbwiki.com/), provedor gratuito, cujo editor de texto é muito semelhante à do Microsoft Word, o que facilita a navegação dos alunos, onde existe a possibilidade do utilizador inserir plugins (vídeos do YouTube, fotos do Bubbleshare,etc.), criar novas páginas, fazer o upload de arquivos de diferentes extensões, etc. O administrador (professor), sempre que algum de seus colaboradores edita uma página, recebe por e-mail essa indicação, permitindo-lhe um acompanhamento constante das inserções e acréscimos editados pelos alunos, podendo identificá-los a cada inserção.
3. Escolha dos temas a serem desenvolvidos:
Tópicos de geometria, onde o aluno pesquisaria e formaria um banco de dados sobre figuras geométricas e/ou fatos históricos ligados ao tema, além de curiosidades envolvendo o uso dos conceitos e associando-os ao cotidiano.
4. Formação dos grupos de trabalho e pesquisa:
As turmas serão divididas em grupos.Os alunos com maior conhecimento em informática serão distribuídos igualmente entre estes grupos a fim de agirem como monitores auxiliando os demais no uso das ferramentas tecnológicas.
5. Implementação e organização da pesquisa:
A partir do tema “Matemática: um enfoque geométrico do Cotidiano”, cada grupo terá autonomia para pesquisar e selecionar informações que estejam correlacionadas ao tema. A pesquisa será feita em deferentes fontes, citando as respectivas referências dos acervos pesquisados.
6. Criação de um suporte para sanar as possíveis dúvidas dos discentes:
Apoio da equipe de Orientadores Tecnológicos ou responsáveis pelo laboratório de
informática da UE's envolvidas, em horários pré-estabelecidos onde os alunos teriam ajuda para aprender a navegar na wiki, editar páginas e solucionar problemas, e suporte direto no que for possível dentro do tempo disponível do professor, além da ajuda de alunos-monitores que dominem o uso de edição de wikis.
7. Utilização da Web 2.0 (trabalhando na Wiki):
Inserção do material pesquisado na Wiki construída. Buscando uma interatividade e conseqüente troca de conhecimento. No intuito de evitar-se informações repetidas, os grupos deverão redirecionar o que foi pesquisado apenas para complementar o conteúdo já existente na wiki.
8. Avaliação:
Feita através da observação do material apresentado e sua relação com o tema proposto, referências significativas; realização das etapas propostas.
Definição de papéis:
Serão identificados na parte inicial do projeto (formação dos grupos) os alunos qu tem alguma experiência em informática que funcionarão como monitores, auxiliando os demais no uso da ferramenta web 2.0, como também coordenando e verificando as inserções de postagens na wiki, com a supervisão do professor, para que não haj repetições, nem duplicidade de informações. Cada grupo deverá ter no mínimo 4 alunos. No caso da possibilidade de haver mais de um para cada grupo, os alunos monitores serão distribuídos de forma equitativa nos grupos.
Sites e bibliografia de apoio:
http://www.google.com.br/
http://www.yahoo.com.br/
http://www.somatematica.com.br/
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica
http://matematica.com.br/
www.malhatlantica.pt./mat
BOYER, Carl B. A História da Matemática. São Paulo: Buscher, 2001.
IMENES: JAKUBO & LELIS. Coleção: Pra Que Serve Matemática. São Paulo: Atual, 2001.
IMENES, Luis Márcio. Coleção Vivendo com a Matemática. São Paulo: Scipione, 2000.
Coleta de dados:
Serão coletados vídeos, imagens e textos na internet, em arquivos pessoais e/ou bibliotecas que demonstrem a presença da geometria no cotidiano do aluno.
Seleção do material:
A seleção do material para a pesquisa far-se-á de forma autônoma pelos alunos, desde que posssua estrita relação com o tema apresentado. O material coletado será descartado apenas para se evitar duplicidade e garantir a autenticidade, a procedência e a veracidade das informações, visto que uma wiki tem como princípio básico a construção coletiva.
Programação visual:
Apresentação em slides feito no Power Point sobre as ferramentas do Web 2.0 para auxiliar na compreensão dos alunos sobre como elas devem ser utilizadas.
Meios para a execução:
Uso de computadores particulares e salas de informática das U.E.s envolvidas, com uso da internet, criação de uma página no provedor pbworks, utilização de sites de busca e de conteúdo relevante para o projeto.
Avaliação:
Sob a forma de um relatório onde o aluno irá expressar sua opinião acerca da validade do projeto para si, o que conseguiu absorver em termos de conteúdo pesquisado e socializado, fazendo as devidas correlações com o trabalho desenvolvido pelos outros grupos. Sendo que, em momento específico para isto, em sals de aula e sob a supervisão do professor, será socializado um resumo de todos os relatórios como um a avaliação final e colabortiva de todo o projeto.
Cronograma:
1ª Semana:
Etapa 1 : Determinar a ferramenta da web a ser utilizada, data prevista 08/06, tempo previsto 1 hora.
Etapa 2: Implementação das ferramentas escolhidas, data prevista 08/06, tempo previsto 2 horas.
Etapa 3: Escolha dos temas a serem desenvolvidos, data prevista 09/06, tempo previsto 5 horas.
Etapa 4: Formação dos grupos de trabalho e pesquisa, período previsto de 10/06 a 17/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
2ª Semana:
Etapa 5: Implementação e organização da pesquisa, período previsto de 15/06 a 19/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
Etapa 6 : Criação de um suporte para sanar as possíveis dúvidas dos discentes, data prevista 15/06, tempo previsto 2 horas.
Etapa 7: Utilização da Web 2.0 (trabalhando na wiki), período previsto de 15/06 a 19/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
3ª Semana:
Etapa 8: Avaliação, período previsto de 22/06 a 26/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
Referências:
http://www.scribd.com/doc/83.09337/manual-de-ferramenta-da-web-20-para-professor
http://www.namodemelo.com.br/pdf/escritos/outros/ensinoporproj.pdf
Título: Matemática: Somando Ações
Integrantes do Grupo: Jefferson Santoro, Marcelo Rocha,
Walleska N. Guimarães e Wanuza N. Guimarães.
Disciplina e anos envolvidos:
Disciplina: Matemática.
Anos Envolvidos: Ensino Fundamental 2º Segmento – 8º Ano.
Ensino Médio (2º ano FG e 3° ano CN).
Tema central :
Matemática: um enfoque geométrico do Cotidiano.
Temas de apoio:
Neste projeto serão tratados três temas transversais segundo os PCN's:
1) Ética: o presente projeto está voltado para o desenvolvimento de atitudes, da confiança dos alunos na própria capacidade e na dos outros para construir conhecimentos matemáticos, no empenho em participar ativamente das atividades e no respeito ao modo de pensar dos colegas, a partir das discussões em sala de aula sobre a responsabilidade de cada aluno sobre o que será postado na wiki.
2)Meio Ambiente: as pesquisas dos alunos na busca da presença da geometria no cotidiano favorece um trabalho interdisciplinar e o estudo das grandes questões do Meio Ambiente - poluição, desmatamento, limites para o uso dos recurso naturais, sustentabilidade, desperdício, camada de ozônio - pressupõe que o aluno construa conceitos geométricos (áreas, volumes, razão de semelhança,...).
3) Trabalho e Consumo: a geometria aparece em diversas profissões como ferramenta para o desenvolvimento do trabalho humano e nas relações de consumo onde a questão de pesos e medidas interfere diretamente nas escolhas dos alunos como consumidores, relacionando-as aos componentes custo e benefício.
Justificativa:
A necessidade do conhecimento da Matemática, em especial a Geometria, no cotidiano a fim de favorecer o aprendizado individual e coletivo dos educandos das U.E. envolvidas no programa.
O tema verteu-se para o enfoque geométrico devido a grande necessidade de se resgatar a importância dos conhecimentos de conceitos geométricos que eventualmente são relegados a um segundo plano pela priorização da Álgebra nos programas curriculares.
O projeto visa mostrar que escola e sociedade mantêm íntima relação de interdependência na medida em que extrapola os limites desta de forma significativa e de maneira que o aluno compreenda o que está fazendo e porque. Proporcionando ao educando um papel de "protagonista" do processo ensino/aprendizagem.
Objetivos gerais e específicos:
Objetivos Gerais:
O aluno deverá:
· descobrir o universo matemático à sua volta e que está presente nas diversas informações que obtém na sua leitura do mundo;
· perceber a importância do estudo da Matemática, em especial a Geometria, no seu cotidiano escolar relacionando-as com outras áreas de conhecimento;
· desenvolver além da autonomia, as habilidades de raciocinio, reflexão e expressão;
· ser capaz de expressar-se com clareza, interagindo com os conhecimentos matemáticos e as novas tecnologias.
Objetivos Específicos:
O aluno deverá:
· desenvolver hábitos de pesquisa e leitura entre os educandos;
· reconhecer os conceitos geométricos no que foi pesquisado e relacioná-los com o seu cotidiano;
· aprimorar competências e habilidades relacionadas a utilização de novas tecnologias em especial as ferramentas da Web 2.0;
· trabalhar de forma cooperativa na busca de soluções, compartilhando idéias e utilizando a troca de experiências para enriquecimento do projeto.
· identificar e verificar possíveis erros e acertos, utilizando-os como instrumentos de reconstrução e tomada de consciência do aprendido.
Enfoque pedagógico :
Seguindo uma orientação construtivista, este projeto tem como fonte principal a participação do aluno como construtor do seu próprio conhecimento, agindo o professor como um orientador do processo de aprendizagem e articulador das tarefas de ensino. Tem também um caráter sócio interacionista, onde a aprendizaggem que se deseja é colaborativa no sentido de que o produto final (a página da wiki) será o resultado não de uma mente, mas a reunião de todo um saber coletivo.
Como o tema central remete o projeto ao cotidiano do aluno prevê-se que aparecerão contribuições dos alunos com pesquisas em todo tipo de ciência ou arte, o que propiciará um trabalho interdisciplinar e contextualizado em que a interação entre os dois mundos (o de fora e o de dentro da escola) contribua para a sua socialização e inserção no mundo do saber, através do desenvolvimento da arte de se trabalhar em grupo, num processo de aprendizagem cooperativa, onde todos são responsáveis pelo aprendizado do outro, e consciência de que o coletivo de saber é o próprio saber.
Recursos tecnológicos:
Computador, Internet e Web 2.0.
Etapas e suas estratégias de realização:
1. Determinar a ferramenta da Web a ser utilizada:
A ferramenta a ser utilizada será a Wiki, que é um software colaborativo que permite a edição colaborativa de documentos, de fácil manuseio permite que páginas sejam criadas e alteradas e a possibilidade de construir conteúdos para a Web. Tem por característica a idéia de partilha e de liberdade de expressão. Além disso, permite a inserção de comentários no texto de outros autores com informações úteis que enriquecem o trabalho colaborativo. Qualquer pessoa pode criar páginas novas levando o site a crescer sem que um Webmaster (educador) o decida, mas simplesmente porque o utilizador(educador e educando) o deseja. Em suma, os alunos têm a oportunidade de aprender com os colegas e consultar o material por eles produzido, permitindo ao professor avaliar a evolução registrada, e gerar estruturas de conhecimento partilhado e
colaborativo que potencializa a criação de comunidades de aprendizagem.
2. Implementação das ferramentas escolhidas:
Utilizaremos no desenvolvimento do projeto, através do PBwiki (http://pbwiki.com/), provedor gratuito, cujo editor de texto é muito semelhante à do Microsoft Word, o que facilita a navegação dos alunos, onde existe a possibilidade do utilizador inserir plugins (vídeos do YouTube, fotos do Bubbleshare,etc.), criar novas páginas, fazer o upload de arquivos de diferentes extensões, etc. O administrador (professor), sempre que algum de seus colaboradores edita uma página, recebe por e-mail essa indicação, permitindo-lhe um acompanhamento constante das inserções e acréscimos editados pelos alunos, podendo identificá-los a cada inserção.
3. Escolha dos temas a serem desenvolvidos:
Tópicos de geometria, onde o aluno pesquisaria e formaria um banco de dados sobre figuras geométricas e/ou fatos históricos ligados ao tema, além de curiosidades envolvendo o uso dos conceitos e associando-os ao cotidiano.
4. Formação dos grupos de trabalho e pesquisa:
As turmas serão divididas em grupos.Os alunos com maior conhecimento em informática serão distribuídos igualmente entre estes grupos a fim de agirem como monitores auxiliando os demais no uso das ferramentas tecnológicas.
5. Implementação e organização da pesquisa:
A partir do tema “Matemática: um enfoque geométrico do Cotidiano”, cada grupo terá autonomia para pesquisar e selecionar informações que estejam correlacionadas ao tema. A pesquisa será feita em deferentes fontes, citando as respectivas referências dos acervos pesquisados.
6. Criação de um suporte para sanar as possíveis dúvidas dos discentes:
Apoio da equipe de Orientadores Tecnológicos ou responsáveis pelo laboratório de
informática da UE's envolvidas, em horários pré-estabelecidos onde os alunos teriam ajuda para aprender a navegar na wiki, editar páginas e solucionar problemas, e suporte direto no que for possível dentro do tempo disponível do professor, além da ajuda de alunos-monitores que dominem o uso de edição de wikis.
7. Utilização da Web 2.0 (trabalhando na Wiki):
Inserção do material pesquisado na Wiki construída. Buscando uma interatividade e conseqüente troca de conhecimento. No intuito de evitar-se informações repetidas, os grupos deverão redirecionar o que foi pesquisado apenas para complementar o conteúdo já existente na wiki.
8. Avaliação:
Feita através da observação do material apresentado e sua relação com o tema proposto, referências significativas; realização das etapas propostas.
Definição de papéis:
Serão identificados na parte inicial do projeto (formação dos grupos) os alunos qu tem alguma experiência em informática que funcionarão como monitores, auxiliando os demais no uso da ferramenta web 2.0, como também coordenando e verificando as inserções de postagens na wiki, com a supervisão do professor, para que não haj repetições, nem duplicidade de informações. Cada grupo deverá ter no mínimo 4 alunos. No caso da possibilidade de haver mais de um para cada grupo, os alunos monitores serão distribuídos de forma equitativa nos grupos.
Sites e bibliografia de apoio:
http://www.google.com.br/
http://www.yahoo.com.br/
http://www.somatematica.com.br/
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica
http://matematica.com.br/
www.malhatlantica.pt./mat
BOYER, Carl B. A História da Matemática. São Paulo: Buscher, 2001.
IMENES: JAKUBO & LELIS. Coleção: Pra Que Serve Matemática. São Paulo: Atual, 2001.
IMENES, Luis Márcio. Coleção Vivendo com a Matemática. São Paulo: Scipione, 2000.
Coleta de dados:
Serão coletados vídeos, imagens e textos na internet, em arquivos pessoais e/ou bibliotecas que demonstrem a presença da geometria no cotidiano do aluno.
Seleção do material:
A seleção do material para a pesquisa far-se-á de forma autônoma pelos alunos, desde que posssua estrita relação com o tema apresentado. O material coletado será descartado apenas para se evitar duplicidade e garantir a autenticidade, a procedência e a veracidade das informações, visto que uma wiki tem como princípio básico a construção coletiva.
Programação visual:
Apresentação em slides feito no Power Point sobre as ferramentas do Web 2.0 para auxiliar na compreensão dos alunos sobre como elas devem ser utilizadas.
Meios para a execução:
Uso de computadores particulares e salas de informática das U.E.s envolvidas, com uso da internet, criação de uma página no provedor pbworks, utilização de sites de busca e de conteúdo relevante para o projeto.
Avaliação:
Sob a forma de um relatório onde o aluno irá expressar sua opinião acerca da validade do projeto para si, o que conseguiu absorver em termos de conteúdo pesquisado e socializado, fazendo as devidas correlações com o trabalho desenvolvido pelos outros grupos. Sendo que, em momento específico para isto, em sals de aula e sob a supervisão do professor, será socializado um resumo de todos os relatórios como um a avaliação final e colabortiva de todo o projeto.
Cronograma:
1ª Semana:
Etapa 1 : Determinar a ferramenta da web a ser utilizada, data prevista 08/06, tempo previsto 1 hora.
Etapa 2: Implementação das ferramentas escolhidas, data prevista 08/06, tempo previsto 2 horas.
Etapa 3: Escolha dos temas a serem desenvolvidos, data prevista 09/06, tempo previsto 5 horas.
Etapa 4: Formação dos grupos de trabalho e pesquisa, período previsto de 10/06 a 17/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
2ª Semana:
Etapa 5: Implementação e organização da pesquisa, período previsto de 15/06 a 19/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
Etapa 6 : Criação de um suporte para sanar as possíveis dúvidas dos discentes, data prevista 15/06, tempo previsto 2 horas.
Etapa 7: Utilização da Web 2.0 (trabalhando na wiki), período previsto de 15/06 a 19/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
3ª Semana:
Etapa 8: Avaliação, período previsto de 22/06 a 26/06, tempo previsto 5 horas, 1 hora a cada dia.
Referências:
http://www.scribd.com/doc/83.09337/manual-de-ferramenta-da-web-20-para-professor
http://www.namodemelo.com.br/pdf/escritos/outros/ensinoporproj.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)